Nossa história

O Sindicato dos Bibliotecários no Estado do Rio de Janeiro – SINDIB-RJ – teve sua origem na APB-RJ, cuja transformação foi aprovada por unanimidade pelos presentes na Assembleia de 15/08/1989. No processo de transição, a Diretoria da APB-RJ foi eleita como Diretoria Provisória, ficando à frente do Sindicato até 15/08/1990, quando se deu a eleição da primeira Diretoria do sindicato.

O SINDIB-RJ é a entidade legalmente constituída dentro da jurisdição do Estado do Rio de Janeiro para representar os trabalhadores Bibliotecários, principalmente, na iniciativa privada. Atualmente nossa estrutura é colegiada.

Foi a partir de 2005 que o SINDIB-RJ começou a atuar de forma política e efetiva participando da criação e da implantação do Projeto das Bibliotecas Populares de Niterói. Nesse ano também participou da realização da audiência pública para inclusão da Biblioteca no PMLL do município do Rio de Janeiro, hoje, PMLLB.
Porém, foi em 2009 que o sindicato começou a trilhar um novo rumo enquanto entidade sindical, definindo como suas principais metas: estabelecer o piso mínimo salarial da categoria no Rio de Janeiro e revisar o enquadramento salarial dos bibliotecários da antiga Fundação de Apoio à Escola Pública - FAEP. Nesse mesmo ano foi procurado por bibliotecários que haviam passado para Prefeitura do Rio de Janeiro e não haviam sido convocados. O SINDIB-RJ entrou com ação administrativa junto à Prefeitura e depois de longa batalha, a decisão jurídica da convocação dos bibliotecários aprovados foi acatada.

Já em 2010, o SINDIB-RJ começou sua jornada em busca do Piso Salarial Estadual, sendo que, somente em abril de 2011, teve a vitória alcançada. Neste mesmo ano, o sindicato participou de várias ações em prol da profissão. Destacamos, principalmente, o Manifesto contra o fechamento da Biblioteca Municipal de Santa Teresa, a Marcha pela Educação, a audiência do SEPE-RJ e do SINDIB-RJ na SEPLAG; a Campanha salarial pelos Bibliotecários da Secretaria de Estado de Educação do Estado do Rio de Janeiro; o acampamento dos Bibliotecários com o Grupo do SEPE-RJ em frente à SEE-RJ e, por fim, a vitória para o SINDIB-RJ, do reenquadramento dos Bibliotecários da FAEP na SEDUC-RJ.

O SINDIB-RJ, em 2013, recebeu o Prêmio Prof. Antônio Caetano Dias, concedido pelo CRB-7, em homenagem ao trabalho desenvolvido pela categoria. Ainda nesse ano, participou da 3ª Conferência de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, realizada na Fundição Progresso, conseguindo incluir no relatório final a proposta do plano estadual de políticas de bibliotecas públicas, que não estava contemplado no caderno de propostas da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro. Também esteve na décima Reunião do Grupo de Diretores de Centros de Informação do CLADEA e no primeiro Seminário Internacional de Preservação Digital e terceiro Encontro Nacional da Rede Cariniana.

Já em 2014, o SINDIB-RJ, conseguiu a inclusão dos Auxiliares e Técnicos de Bibliotecas na Lei do Piso Salarial do Estado. Nesse período, também participou do I Seminário Internacional de Preservação Digital e III Encontro Nacional da Rede Cariniana e em 2015, o SINDIB-RJ, apoiou e esteve no movimento Abre Biblioteca.
Porém, em 2018, após verificar que empregadores vinham burlando a legislação, a fim de pagar menos aos profissionais da área, pleiteou e conseguiu incluir os Documentalistas e Analistas da Informação na Lei do Piso Salarial Estadual, impedindo a irregularidade.

Em 2019, o sindicato esteve na negociação mais difícil para o estabelecimento do Piso Mínimo Estadual e, em 2020, desenvolveu a cartilha com Normas para reabertura das bibliotecas e unidades de informação dentro do Estado do Rio de Janeiro com a finalidade de nortear o trabalho dos profissionais da área.

O Sindicato efetivou outras ações como: a Participação na criação da Frente Parlamentar em prol da Biblioteca, do Livro e da Leitura, na ALERJ, dos Pleitos  para criação da lei  da Biblioteca escolar dentro do estado do Rio de Janeiro, referendando a obrigatoriedade do Bibliotecário, em consonância com a Lei 12.244/10 e da inclusão da Biblioteca no plano orçamentário da Prefeitura, anualmente lutamos pela manutenção das categorias na lei, também efetivamos a quitação das verbas rescisórias dos Bibliotecários do IDG, garantindo aos 18 Bibliotecários que recebessem os valores que não foram pagos, fechamento do Convênio com o Ministério do Trabalho e Emprego para acesso às bases de dados do CAGED; além de várias ações trabalhistas, sindicais e de assédio moral.

Em sua história o SINDIB-RJ tem primado por proporcionar aos Bibliotecários do Estado, condições dignas de trabalho. Mas, além de todas essas atividades, o Sindicato também ofereceu cursos, oficinas, webinars, lives, sempre visando atualizar os profissionais da área. Oferece benefícios como a Masterclin que dá direito a diversos descontos em vários estabelecimentos, além de promover passeios para integração dos profissionais e ações sociais diversas.

Assim, mesmo sendo um sindicato pequeno, continuamos nosso trabalho com todos os desmontes e dificuldades geradas pela reforma trabalhista... Sobrevivemos e continuamos ativos e trabalhando pela categoria.