5ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE CULTURA DO RIO DE JANEIRO
Percepções do SINDIB-RJ sobre o resultado da 5ª Conferência Estadual de Cultura do Rio de Janeiro:
Durante o encontro da Conferência percebemos a falta de profissionais bibliotecários como representantes do segmento do livro. Isso ocorreu, inclusive durante o processo de eleição dos delegados, quando foi solicitado para alguns bibliotecários presentes que se candidatassem para os cargos de delegados, tendo havido várias negativas. Das 10 vagas para setorial do livro, foram eleitos apenas 2 bibliotecários. Das propostas apresentadas na setorial do livro, a mais votada se referia às bibliotecas Comunitárias. Já na setorial estadual, a proposta mais votada para ser encaminhada e discutida na 4ª Conferência Nacional de Cultura, que ocorrerá em Brasília nos dias 4 e 5 de março, foi sobre a temática: Hip Hop.
Atualmente, grande parte das bibliotecas municipais ou estaduais estão sucateadas. Muitas bibliotecas públicas foram fechadas em diversos municípios do estado e as próprias bibliotecas estaduais passam por um total desmonte. A Biblioteca Pública Estadual Celso Kelly, transformada em Biblioteca Parque, que já foi protagonista de fomento à leitura e promotora de grandes eventos de arte e cultura, hoje conta com seu acervo reduzido; parte de seu espaço está ocupado pela Secretaria Estadual de Cultura; já a Guanabarina, setor que guarda um dos maiores acervos da história da Guanabara, encontra-se fechada e com o espaço de consulta, também ocupado. Está estrutura, hoje encontra-se gerida por apenas um bibliotecário, terceirizado. Assim como, o Sistema Estadual de Bibliotecas, que também possui apenas um bibliotecário.
Neste sentido, entendemos, mais do que nunca se faz necessário continuarmos lutando por uma política de bibliotecas para o estado, que contemple a BIBLIOTECA no todo e não somente uma tipologia, no caso, as comunitárias.